sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Em breve!

Em breve você confere aqui no blog os trabalhos do alunos do Lar São Luiz Gonzaga e também a opinião dos comunicadores sobre o projeto!

Aguarde!
"Arte é aprendizado!"


A afirmação é da coordenadora do Lar São Luiz Gonzaga, Lourdes Assumpção, ela explica que sempre que tem a oportunidade as crianças são levadas a museus, galerias de arte e passeio diferentes: "É a oportunidade de conhecer uma outra realidade que eles muitas vezes não conhecem no convívio familiar".



Ela explica que eles retornaram na visitação muito empolgados e dizendo que "tinham visto tudo no museu". De acordo com Lourdes a idade não é empecilho para que os pequenos apreciem a arte: "Cada uma deles têm uma percepção diferente e nós também somos assim ,quando pequenos enxergamos as coisas de uma forma e vamos crescendo e modificando nossas visões. Mas eles já tem uma leitura dessas obras".


A coordenadora salienta também a importância de o projeto estar documentado através do blog. Ela afirma que essa é uma forma de auto-conhecimento para as crianças e também uma maneira de expor o que eles pensam: "Aumenta a auto estima deles, aparecendo na internet eles se sentem pertencentes e integrantes do mundo".



Mão na massa!

De volta ao Lar São Luiz Gonzaga as crianças participaram de uma oficina ministrada por duas alunas da Comunicação. Inicialmente elas falaram um pouco sobre que é arte e a forma como ela interfere nas nossas vidas.


Após a explicação foi pedido aos alunos que desenhassem com lápis de cor e giz de cera em uma folha branca o que eles tinham visto no MALG, as obras ou até mesmo o próprio museu.



Muitos pediram para desenhar outros temas além do que foi pedido e fizeram mais de uma desenho.


Também foi salientado que eles podem, e devem, retornar ao MALG quando quiserem e que a visitação é sempre gratuita. "Eu vou levar meu pai e minha mãe", afirmou Rômulo.

Hora de voltar!




A caminho do Lar São Luiz Gonzaga as crianças ainda estão muito empolgadas com a visita. Rômulo, de 6 anos, explica porque gostou da visitação: "Eu acho legal vir no Museu. Eu aprendi a fazer obra de arte agora, às vezes eu faço em casa desenhando", explica.



Otávio, também de 6 anos, diz que também achou a visitação muito boa e afirma: "Aprendi que também posso fazer coleções em casa, de carrinho de tampinha, que nem no Museu".



Nosso agradecimento especial vai para a educadora "Tia" Belisa que nos acompanhou na visita e auxiliou a cuidar das crianças.

10:30



Após visitarem a exposição é explicada às crianças um pouco sobre a história do MALG e eles recebem um folder com informações sobre a visitação.










Em meio a visitação as crianças pedem para olharem as fotos e o processo de postagem no site.


Elas também são entrevistadas pelos integrantes do projeto e ao saberem que o material vai para internet já afimam: "Oba! Vamos ficar famosos!"


10:15

Após breve explicação sobre a dinâmica do Museu e também sobre como funciona o Salão do Jovem Artista, exposição em cartaz no MALG atualmente, as crianças são convidadas a conhecerem as obras.

Incentivadas pelos guias cada uma delas aponta qual das obras de arte mais gostou, posa para uma foto e explica o porquê da preferência.


Para Rômulo a preferida foi a obra "Impossibilidades" de Giovani Gonçalves. O menino afirma que vê Jesus na pintura mas que faria uma alteração: "Eu pintaria com alguma cor, acho que pintaria de vermelho".


Marta ficou surpresa com a obra de Stefhany de Jesus, "Mini-panos", que retratava diversas tesouras desenhadas. "Ela colecionava tesouras?" perguntou a pequena, fazendo uma alusão ao conceito tratado anteriormente pela guia do Museu.


O aluno Cristofer explica que a obra que mais gostou foram as fotografias de Thais Nunes entituladas "Cassino, horizonte, infinito". Segundo ele o motivo foi porque o trabalho "mostra uma cidade muito grande".


10:00
Chegamos ao Museu. As crianças são muito espertas e já começam a interagir com a nossa equipe.

Após alguns minutos entramos no Museu. No MALG a Conceição é a nossa guia, ela explica para as crianças o que é um museu e faz comparações com as coleções que cada um deles têm em casa, como de figurinhas e de tampinhas, com as coleções de obras de arte que existem nos museus ao redor do mundo.




9:30

Começa a nossa visitação. Através de transporte forncecido pela UCPel 14 crianças do Lar São Luiz Gonzaga embarcam em direção ao Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo.



Elas estão animadíssimas com o projeto e fantasiadas em homenagem ao Dia da Bruxas.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Falta 1 dia!

E amanhã acontece em Pelotas o projeto “Fazendo Arte”. Através dele crianças carentes atendidas pelo Lar São Luiz Gonzaga terão uma dia diferente, um dia no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo. A visitação acontece no turno da manhã e após o passeio eles serão estimulados a colocarem em prática a própria criatividade através de oficinas de desenho que serão dadas em sala de aula.

Como vai ser a nossa cobertura?

Através do blog
http://fazendo-arte2008.blogspot.com/ você vai poder conferir em tempo real tudo que esta acontecendo no projeto. Serão confeccionadas matérias escritas e vídeos dos locais de realização do “Fazendo Arte”. Dessa forma as crianças também se sentirão parte integrante do processo da notícia, invertendo a tradicional agenda da comunicação que nem sempre inclui as comunidades carentes.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Faltam 2 dias!

Agora falta pouco, na próxima sexta-feira, 15 crianças atendidas pelo Lar São Luiz Gonzaga participarão do Projeto “Fazendo Arte”. A iniciativa é dos alunos de Comunicação Social da UCPel, através da disciplina de Comunicação Comunitária. Por meio do projeto as crianças passarão um dia no Museu de Arte Leopoldo Gotuzo onde vão conferir a mostra do Salão do Jovem Artista. Após a visitação, já no Lar, elas participarão de oficinas ministradas pelos alunos da comunicação.

Como vai ser a oficina?

O objetivo central da oficina, que será dada aos alunos participantes do “Fazendo Arte”, é incentivá-los a criarem peças através da sua criatividade. Portanto serão trabalhos de desenho a mão livre, com e sem cor. Os materiais usados serão lápis, lápis de cor e giz de cera. Além de estimular a criatividade das crianças através dos desenhos serão propostos temas educativos como meio ambiente, música, amizade e família.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Faltam 3 dias!


O projeto ‘Fazendo Arte’, uma ação dos estudantes da UCPel, acontece na próxima sexta-feira em Pelotas. Alunos do Lar São Luiz Gonzaga vão realizar visitação ao Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG). Após o passeio participarão de uma oficina em sala de aula para colocar a própria criatividade em prática.

O que é o MALG?

O Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo foi inaugurado em 7 de Novembro de 1986 e é ligado a Universidade federal de Pelotas. Possui em seu acervo mais de 500 peças entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e objetos. Parte do total do são de autoria do patrono do museu e o restante de artistas pelotenses, gaúchos ou de outros estados do Brasil.

Atualmente o MALG recebe peças do Salão do Jovem Artista, uma seleção realizada pelo grupo RBS em todos o RS com o objetivo de encontrar novos talentos na arte. Em Pelotas estão expostas as peças da seleção regional, feita na cidade, em Rio Grande e Bagé. As obras são das artistas Ana Clara Holz, Francisca Alves da Silva, Renata Tubino, Simone Petrucci, e Stéfany Schwartz de Jesus. Os artistas concorrem a um prêmio de seis mil reais na final do Salão que acontece no dia nove de dezembro em Porto Alegre.

O MALG, que fica na Rua General Osório esquina com General Neto recebe a exposição até 16 de novembro e tem entrada franca. A visitação pode ser feita de terças à domingos das 10h às 19h.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Faltam 4 dias!

Na próxima sexta-feira 15 crianças do Lar São Luiz Gonzaga vão ter uma experiência diferente. Através do projeto “Fazendo Arte”, promovido pelos alunos da Universidade Católica de Pelotas, elas vão passar um dia em uma galeria de arte. No local elas vão poder entrar em contato com peças produzidas por artistas da cidade e quando voltarem para a creche participarão de uma oficina onde poderão colocar a sua criatividade em prática.

Quem é o nosso público?

O Lar São Luiz Gonzaga atende hoje cerca de 90 crianças de zero à nove anos. A instituição atua desde 1979 em Pelotas e é mantida pela Sociedade Pelotense de Assistência e Cultura e ligada à Universidade Católica de Pelotas.

No local as crianças recebem educação infantil básica, recreação, práticas de educação ambiental, inclusão digital e música. Os alunos também mantêm uma horta agro ecológica. No Lar São Luiz Gonzaga trabalham 13 profissionais e todos os serviços prestado pela instituição à comunidade são gratuitos.

Os alunos que participarão do projeto “Fazendo Arte” tem entre quatro e seis anos e integram a turma do Pré-C do Lar São Luiz Gonzaga.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Com as próprias mãos

Projeto quer incentivar alunos da rede pública a produção da arte

A idéia surgiu de uma necessidade: criar um projeto que envolvesse a comunidade e a comunicação. Os alunos do oitavo semestre da Comunicação Social (UCPel) foram além e uniram a arte à essas duas características dando origem ao projeto ‘Fazendo Arte’. A ação vai promover um dia diferente, no final do mês de outubro, para alunos da rede municipal da cidade: um dia em uma galeria de arte. Nesse espaço eles poderão ter contato com peças de artistas locais e também de fora da cidade. Após a visitação guiada, já na escola um dos alunos da Comunicação ministrará uma oficina de arte para as crianças.


Inicialmente o objetivo do ‘Fazendo Arte’ é mostrar para essas crianças que Pelotas conta com galerias de arte, que as portas desses espaços estão abertas para qualquer pessoa e que o acesso é gratuito. Através desse contato os estudantes também vão poder perceber que existem artistas de qualidade e que são da nossa cidade, aproximando esse trabalho as atividade do cidadão comum. Por fim através da oficina que será realizada na escola, além de aprender mais sobre arte, as crianças se tornarão produtores da arte, tendo assim, a oportunidade de pensar nessa atividade como uma profissão.

Todo esse trabalho será documentado através de textos, vídeos e fotografias que podem ser conferidas no blog ‘fazendo-arte2008.blogspot.com’. Por meio da cobertura, que vai ser instantânea no dia da visitação, as crianças também poderão acompanhar esse processo e se sentir inseridas na mídia como fonte de notícia.